Ribas do Rio Pardo e mais 6 cidades de MS poderão instalar infraestrutura para conexão 5G

O 5G é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração (4G). Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser "inteligente", causa menos impacto ao meio ambiente.

Por Guilherme Correia em 27/07/2023 às 17:49:03

Imagem Ilustrativa

Sete novos municípios de Mato Grosso do Sul poderão instalar infraestrutura para 5G a partir de 31 de julho. A decisão ocorreu durante reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência) na faixa de 3.625 a 3,7 mil MHz, na quarta-feira (26). Ao todo, 102 municípios em 17 estados brasileiros implementarão a tecnologia.

A partir de agora, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia, Paraíso das Águas, Jateí, Juti e Sonora estarão aptos a colocar a nova estrutura.

Vale ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, conforme edital, compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

No total, 1.712 cidades já efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e poderão implementar o serviço, beneficiando mais de 145 milhões de brasileiros, cerca de 69,3% da população brasileira.

Desde que foi ativado, o 5G já alcançou mais de 10 milhões de usuários no Brasil, marca que o 4G demorou pouco mais de dois anos para ter, segundo estudo do Conexis (Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade).

O número de usuários deve aumentar ainda mais durante este ano: ao todo, mais de 1.610 municípios já receberam autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ativar o sinal. A ativação, no entanto, depende de as operadoras instalarem os equipamentos e pedirem à Anatel a ativação das antenas.

Atualmente, o grupo de trabalho do governo busca liberar a ativação do sinal nos municípios que possuem população de até 200 mil habitantes e em pelo menos 25% dos que têm população de até 30 mil. O cronograma prevê que pelo menos até 1º de janeiro de 2026 o sinal comece a ser liberado nos municípios com menos de 30 mil moradores.

Conforme apurado pela reportagem, já há ao menos uma antena de conexão 5G – pura ou não -, em Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Ribas do Rio Pardo.

O 5G é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração (4G). Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser "inteligente", causa menos impacto ao meio ambiente.

Projeto – Em publicação encaminhada pelo Ministério das Comunicações, o ministro Juscelino Filho explicou que a pasta pretende disponibilizar com agilidade o serviço à sociedade. "Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas estamos construindo um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas".

"A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes da data limite e mais de 30% dos municípios brasileiros já estão aptos para instalação da infraestrutura 5G".

Com a decisão do Gaispi, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nas localidades. O estado de Minas Gerais teve a maior quantidade de liberações, com 22 municípios. Na sequência, estão Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (13), Mato Grosso do Sul (7), Paraíba (6), Espírito Santo (6), Paraná (5), Rio Grande do Norte (5), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso (4), Maranhão (2), Pernambuco (2), Ceará (2), Pará (2), Bahia (1), São Paulo (1) e Tocantins (1).

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Clique aqui para acessar a pagina da Rádio 90,7FM no Facebook

Fonte: Campo Grande News

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind