Aqueles que pretendem votar em outubro, e que ainda não são eleitores, precisam requerer a emissão do seu título de eleitor até o dia 4 de maio de 2022. Da mesma forma, o eleitor que não consta do cadastro eleitoral como regular ou que deseja transferir seu título para este município, precisa procurar o cartório até o dia 4 de maio, para poder votar em outubro.
Para os casos de primeiro título, deverá o cidadão apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho, etc) e um comprovante de residência recente. Para aqueles do sexo masculino, também será exigida a comprovação do alistamento militar, apenas durante o ano em que completar 19 anos.
Já para as transferências, o eleitor precisa residir em Ribas do Rio Pardo por pelo menos 3 meses, apresentar documento oficial de identificação e comprovante de residência recente, de preferência em seu nome, além do título de eleitor.
Por fim, para revisões – quando o eleitor já vota no município – basta apresentar um documento oficial de identificação.
Atendimento pela internet – Título Net
Em razão da pandemia da COVID-19, desde março de 2020, a Justiça Eleitoral deixou de coletar a biometria nas operações de inscrição, transferência e revisão de dados do eleitor, e passou a priorizar o atendimento desses serviços pela internet, mediante o sistema Título Net, como medida de biossegurança.
Tendo em vista o aumento dos casos de COVID-19, neste ano de 2022, até o fechamento do cadastro eleitoral em 4 de maio, o atendimento ao cidadão continuará sendo realizado também pela internet, ainda sem a coleta da biometria, devendo o interessado, acessar a página do Tribunal (https://www.tre-ms.jus.br/eleitor/atendimento-virtual), e seguir as instruções de preenchimento do formulário.
Atendimento presencial
O Cartório Eleitoral também está atendendo presencialmente. O horário de funcionamento é das 12h às 18h, de segunda a sexta.
Para maiores informações, basta entrar em contato por meio do telefones (WhatsApp]) 3238-1476 e 3238-2498.
Fonte: Assessoria de Comunicação