Tereza Cristina é a senadora mais bem votada da história de Mato Grosso do Sul

Ex-ministra de Agricultura e Pecuária do governo Bolsonaro, candidata foi eleita senadora

Por Priscilla Peres em 02/10/2022 às 19:44:27

A ex-ministra Tereza Cristina teve 755.766 votos e é a senadora mais bem votada da história de Mato Grosso do Sul. Historicamente o candidato com mais votos eleito ao Senado foi Ramez Tebet, que conquistou 734.253 votos em 2002.

A candidata do PP também é a mais votada da história do Estado em termos de porcentagem. Ele tem 61% dos votos até o momento, com 91,07% das seções apuradas pela Eleitoral em Mato Grosso do Sul.

Tereza Cristina chega forte ao Senado, após dois anos como ministra de Agricultura e Pecuária, no governo de Jair Bolsonaro. Ela também já se elegeu duas vezes deputada federal por Mato Grosso do Sul.

História no agronegócio de MS

Natural de Campo Grande, Tereza Cristina é mãe de dois filhos, avó de dois netos, formada em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Trabalhou em propriedades rurais de sua família no início da carreira e no fim da década de 1990 assumiu cargos em instituições rurais em Mato Grosso do Sul.

Foi presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), entre 2001 e 2003. Três anos depois, se tornou superintendente do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Entre 2007 e 2014 foi secretária estadual de agronegócio, durante o mandato do ex-governador André Puccinelli.

Em 2015 assumiu um cargo público elegível pela primeira vez. Com mais de 75 mil votos foi eleita deputada federal pelo PSB, assumiu a presidência da Frente Parlamentar da (FPA) e defendeu causas ruralistas, como a transferência da competência de demarcação de terras indígenas da União para o Poder Legislativo e a flexibilização das regras de aplicação e fiscalização de agrotóxicos no país.

Nas eleições de 2018 se reelegeu deputada federal pelo DEM com mais de 75 mil votos. Assumiu ao cargo em 2019, mas se licenciou em seguida devido a nomeação como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo do presidente Jair Bolsonaro. Deixou o cargo em 30 de março de 2022 para concorrer ao Senado pelo PP.

Fonte: Midiamax

Comunicar erro
90FM - FACE 01

Comentários

ALERTA GRANDE
Suzano - Agente do Bem 04 - Mulher Ind