SED intensifica ações pela conscientização dos servidores sobre o autismo

Cronograma de palestras iniciou-se na última segunda-feira (17) e vai até a próxima terça-feira (28)

Por Comunicação Municipal em 19/04/2023 às 17:51:48

Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (SED) iniciou – esta semana – uma série de palestras pelas escolas sobre o autismo. Sob o título "Conhecer para incluir – conscientização dos servidores da educação sobre o autismo", o projeto foi desenvolvido pelas áreas de Educação Especial, Psicologia e Assistência Social pertencentes à SED. O ciclo de palestras começou segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (28).

No dia 2 deste mês foi celebrado O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. A partir daí, em todo o mundo é realizado – o mês inteiro – atividades voltadas para o conhecimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA.

Pela SED em Ribas do Rio Pardo, a diretora de Ensino Josiane Luana informou que a inclusão do tema no ambiente escolar é fundamental para que os alunos com algum tipo de deficiência possam ser acolhidos da melhor maneira possível. "Com o objetivo de orientar todos os profissionais da educação sobre o autismo e as questões que perpassam esse tipo de desenvolvimento, foi elaborado um material informativo sobre o tema, a ser exposto na escola, dedicado à conscientização e com a intenção de divulgar as características do TEA, promovendo a sensibilização no ambiente escolar", explicou Josiane Luana.

O projeto surgiu da necessidade de trabalhar o tema em abril, mês que é dedicado à conscientização do autismo. Na SED, Josiane Luana destaca que essa contribuição vem no sentido de trazer um maior conhecimento do assunto, para que as pessoas não carreguem um estigma da criança e possam contribuir no seu dia a dia. "A proposta da inclusão é que todos os alunos consigam participar efetivamente da escola e das atividades", acrescentou a diretora.

Na SED, o pensamento é de que ainda que o aluno autista seja matriculado e frequente a escola regular, esse fato, por si só, não garante o seu desenvolvimento. Por isso, os setores de Educação Especial, Psicologia e Assistência Social se uniram no sentido de tornar essencial que toda a comunidade escolar esteja envolvida no processo de inclusão. Além disso, o direcionamento é de que o tema seja amplamente debatido e que todos assumam as suas responsabilidades, não somente o professor dentro da sala de aula.

Na avaliação de Josiane Luana, é imprescindível que professores, auxiliares, técnicos, direção, estudantes, familiares, enfim, toda a comunidade escolar compreenda o autismo para que possa auxiliar no processo de inclusão e para o bom desenvolvimento das demais atividades pedagógicas e socioeducacionais. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.

Confira a programação das palestras:

DIA 17: ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEI) BALÃO MÃGICO;

DIA 19: ESCOLA MUNICIPAL IRACY DA SIVA ALMEIDA (ISA);

DIA 20: ESCOLA MUNICIPAL ALCINDO VICENTE FERREIRA;

DIA 24: ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO

DIA 25: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MAREIDE MONTEIRO DE LIMA;

DIA 26: ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEI) SÃO JOÃO;

DIA 27: ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEI) PINGO DE GENTE;

DIA 27: ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEI) IVONE ARAÚJO BARROS ABES;

DIA 28: ESCOLA MUNICIPAL USINA MIMOSO - POLO

Fonte: Comunicação Municipal

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